| Biografia | Currículo |
|
Afonso Henriques Moreira Santos
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1978), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1981), doutorado em Engenharia Elétrica (Planejamento de Sistemas Energéticos) pela Universidade Estadual de Campinas (1987), pós-doutorado pelo Centro International de la Recherche sur l´Environnement et le Développement-CIRED, da Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales-EHESS, Paris, França (1990-1991) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2013). Foi Diretor da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), 1997-2000, Secretário Nacional de Energia do MME (Ministério de Minas e Energia), 2000-2001, Presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético, 2004-2006, e Diretor Geral do DME Energética, 2007-2009. É Conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito da Energia. Professor titular aposentado da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), atua principalmente nos seguintes temas: eficiência energética, cogeracão, energia renovável, notadamente pequenas centrais hidrelétricas, planejamento energético (política, planejamento e regulação), recursos naturais, com destaque para recursos hídricos (planejamento e outorga).
Disciplinas Lecionadas no Programa:
Tópicos em Economia e Direito da Energia (C) (20h), Metodologia Científica e Gestão de Projetos Tecnológicos (10h), Armazenamento de Energia e Qualidade de Energia (5h) e Internet Industrial das Coisas (10h)
|
|
|
Carlos Eduardo Teixeira
Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em 2013. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Elétrica e bolsista BRAFITEC, estudando na "École Nationale d'Ingénieurs du Val de Loire" (ENIVL), a opção "Systèmes Automatisés, Informatique Industrielle et Instrumentation". Em 2015, obteve o título de Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá. Em 2019, obteve o título de Doutor também pela Universidade Federal de Itajubá. Atualmente é pesquisador/desenvolvedor do Instituto Gnarus.
Disciplinas Lecionadas no Programa:
Armazenamento de Energia e Qualidade de Energia (C) (25h), Métodos Númericos, Computacionais e Inteligentes (5h) e Infraestrutura de Redes e Cybersegurança (15h)
|
|
|
Cláudio Ferreira
Claudio Ferreira possui graduação em Engenharia Elétrica, pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (1977), mestrado em Engenharia Elétrica, pela Universidade de Brasília (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1998). Além desta formação, ele possui o título de Bacharel em Física, pela Universidade Federal de Itajubá (2010) e especialização em Matemática, pelo Centro Universitário de Brasília - CEUB (1987). Em 1978, foi contratado pela Themag Engenharia, onde participou dos principais projetos nacionais de infraestrutura elétrica, entre eles: estudos da entrada em operação do compensador estático na subestação de 230 kV da CHESF, estudos para a Interligação Nordeste-Sudeste, estudos da Interligação Norte-Sudeste em EHV (1050 kV), estudos do Sistema de Transmissão de Tucuruí, entre outros. Em 1991, ingressou como docente na Escola Federal de Engenharia de Itajubá, no Departamento de Matemática e Computação, ministrando a disciplina Cálculo II, que envolvia séries, integrais múltiplas e cálculo vetorial. Em 1993, ingressou no Departamento de Eletrotécnica da mesma Instituição, onde tem ministrado disciplinas na graduação (Eletrotécnica Geral I, Análise de Sistemas Elétricos II e Dinâmica e Controle da Geração) e na pós-graduação (Análise de Sistemas de Potência e Projetos Orientados). Em 1992, ingressou como pesquisador da Fundação de Pesquisa e Assessoramento a Indústria (FUPAI), trabalhando em projetos de consultoria das empresas do grupo Eletrobrás, como Furnas e Cepel, em projetos como o da Transmissão de Energia Elétrica da Amazônia, e ministrando diversos cursos de especialização na área de Sistemas Elétricos de Potência. Também em 1992, ingressou como docente do Curso de Especialização de Sistemas Elétricos (CESE-ELETROBRÁS). Entre 1999 e 2000, foi Assessor da Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em sua fase de implantação, onde pode desenvolver procedimentos de fiscalização, análise da metodologia de tarifas e análise de blackouts que ocorreram no sistema durante este período. Em 2003, foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Projeto de Apoio à Reestruturação do Setor Energético. Em 2005, lançou o livro de sua autoria "Redes Lineares em Sistemas Elétricos de Potência", pela Editora Canal Energia. Entre 2008 e 2014, foi o Coordenador do Coordenação do Grupo de Engenharia de Sistemas (GESIs). Em 2013, assumiu o cargo de Vice-Diretor do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), e em 2015, passou ao cargo de Diretor deste Instituto, posição de ocupou até 2019, quando se aposentou como Professor Titular. Como Diretor do Instituto de Engenharia Elétrica e Energia é o responsável pelo tradicional curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Itajubá e dos conhecidos cursos de especialização CESE-Eletrobras, CEPSE e CEMAN.
Disciplinas Lecionadas no Programa:
Técnicas de Smart Grids e Smart Cities (C) (20h), Métodos Númericos, Computacionais e Inteligentes (10h), Técnicas de Sistemas Inteligentes e Automação Aplicada aos Sistemas Energéticos (10h) e Técnicas Avançadas de Controle, Mineração de Dados e Big Data (5h)
|
|
|
Cláudio Inácio de Almeida Costa
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2017), mestrado (1997) e graduado (1995) também em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: controle e operação, previsão de carga, sistemas inteligentes (Big Data, Random Forest, Fuzzy Logic, Expert System, Neural Network, Lógica Paraconsistente). Possui também experiência em desenvolvimento de software, consultoria e projetos de P&D.
Disciplinas Lecionadas no Programa:
Internet Industrial das Coisas (C) (20h), Energia e Sistemas Energéticos (10h) e Técnicas de Sistemas Inteligentes e Automação Aplicada aos Sistemas Energéticos (15h)
|
|
|
Erik Leandro Bonaldi
Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, em 1999, 2002 e 2006, respectivamente. Foi engenheiro da Delphi Automotive Systems. Atualmente é sócio-gerente - PS Soluções Indústria, Comércio, Representações e Consultoria LTDA., comandando diretamente a maior fábrica nacional de invólucros de capacitores de potência e a fabricação dos sensores, dispositivos inteligentes e sistemas de comunicação para a manutenção preditiva de motores de indução, transformadores e geradores. Tem participado de dezenas de projetos de P&D da ANEEL, muitas vezes ocupando a posição de Coordenador. Tem desenvolvido sensores, com características industriais, para diversos tipos de aplicações. Seus sensores e dispositivos estão espalhados por todo o Brasil, em empresas como Petrobras, CSN, Vale, Transpetro, Usiminas, Sabesp, entre outras. Recentemente, sua empresa ganhou o prêmio de Empresa Destaque na FIEMG, inaugurando a área de Manutenção Preditiva.
Disciplinas Lecionadas no Programa:
Infraestrutura de Redes e Cybersegurança (C) (20h), Metodologia Científica e Gestão de Projetos Tecnológicos (10h) e Tecnologias e Sistemas de Produção de Energia Elétrica (15h)
|
|
|
Fábio Alessandro Guerra
Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR 2003). Mestrado (03/2006) e Doutorado (12/2012) em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Tem experiência específica em: Inteligência de negócios; Energia; Desenvolvimento de metodologias e ferramentas de gestão organizacional; Engenharia de Produção e Sistemas; Execução e gestão de projetos Pesquisa e Desenvolvimento; Engenharia de Computação; Inteligência computacional; Engenharia do Conhecimento; Gerenciamento de projetos; e Consultorias tecnológicas.
Disciplinas Lecionadas no Programa:
Metodologia Científica e Gestão de Projetos Tecnológicos (C) (15h), Internet Industrial das Coisas (10h), Técnicas Avançadas de Processamento de Sinais (10h) e Técnicas de Smart Grids e Smart Cities (10h)
|
|
|
Germano Lambert-Torres
Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da PS Soluções, desde 2010. Pesquisador-Associado e Coordenador do Conselho Técnico-Científico do Instituto Gnarus, desde 2012. Professor Titular da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), 1983-2012. Instrutor e Consultor da FUPAI, desde 1983. Engenheiro Eletricista, formado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), em 1982. Mestre em Engenharia Elétrica pela EFEI, em 1986. Doutor (Ph.D.) em Engenharia Elétrica pela École Polytechnique de Montreal, Canadá, em 1990. Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas, em 1981. Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá, em 1981. Professor do Curso de Especialização em Sistemas Elétricos (CESE - ELETROBRÁS), 1990-2001. Tem sido Consultor e Instrutor de diversas concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil e no exterior, agências reguladoras, como ANEEL e ANP, e empresas como Petrobras, CSN e Vale. Diversos cursos ministrados nas áreas de Sistemas Elétricos de Potência, Métodos Numéricos e Inteligência Artificial para companhias de eletricidade, universidades e indústrias brasileiras e canadenses. Professor-Visitante da University of Waterloo Canadá, 1995-1996. Ministrou cursos de Pós-Graduação na École Polytechnique de Montréal e na Concordia University, no Canadá. Diversas palestras proferidas em Congressos e Universidades no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia. Revisor e Presidente de Sessão em mais de 200 congressos nacionais e internacionais, em entidades como IEEE, CIGRÉ e IFAC. Pró-Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFEI, 2000-2004. Professor-Tutor do Programa Especial de Treinamento (PET/IEE/EFEI-CAPES), 1992-2005. Paraninfo, Patrono e Professor Homenageado em diversas universidades brasileiras. Pesquisador de Produtividade Científica do CNPq, 1991-2015. Membro do Comitê de Assessoramento de Engenharias Elétrica e Biomédica e Microele trônica (CA-EE) do CNPq, 2004-2007. Membro da Comissão do Exame Nacional do Curso de Engenharia Elétrica (Provão), 1998-2003. Membro do ISAP International Board, sendo reeleito por seus pares desde 2001. Presidente do The International Conference on Intelligent System Application to Power Systems (ISAP), 1999 e 2009. Presidente do 1° Congresso Brasileiro de Redes Neurais, 1994. Vice-Presidente do Congress of Logic Applied to Technology (LAPTEC), 2003 e 2007. Recebeu diversos prêmios, tais como Technical Committee Working Group Recognition Award on New Technologies and Practical Applications do IEEE Power and Energy Society (PES) (2006), Outstanding Leadership as Member of the ISAP Board of Directors do International Council of ISAP (2007) e Technical Committee Working Group Recognition Award on Multi-Agent Systems do IEEE-PES (2008). Orientou mais de 80 teses de doutorado e dissertações de mestrado. Publicou mais de 600 artigos técnicos em revistas e conferências nacionais e internacionais. Ele também é autor ou coautor de 9 livros (5 deles publicados nos Estados Unidos e Europa) e mais de 30 capítulos de livros. Seus artigos já foram citados mais de 3400 vezes. Membro da Academia Itajubense de Letras, ocupando a Cadeira No. 28, desde 1996. É Fellow do IEEE por sua contribuição na área de Sistemas Inteligentes aplicados aos problemas dos Sistemas Elétricos de Potência.
Disciplinas Lecionadas no Programa:
Técnicas de Sistemas Inteligentes e Automação Aplicada aos Sistemas Energéticos (C) (15h), Métodos Numéricos, Computacionais e Inteligentes (5h), Técnicas de Smart Grids e Smart Cities (10h) e Técnicas Avançadas de Processamento de Sinais (15h)
|
|
|
Gilberto Capistrano Cunha de Andrade
Doutor em Matemática Aplicada/Estatística na Universidade da Beira Interior UBI Covilhã/Portugal (2015). Diploma reconhecido pela Universidade Federal do ABC, Processo nº 23006 001 500/2018-41.Diploma registrado sob o nº 001844 no livro PG-1 da folha 367 conforme o processo nº 23383.003270/2018-58. Possui graduação em Matemática, Licenciatura Plena, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itajubá, FAFI (1999). Especialização em Matemática e Estatística na Universidade Federal de Lavras MG, UFLA (2007). Mestre em Engenharia de Energia na Universidade Federal de Engenharia de Itajubá MG, UNIFEI (2009). Professor conteudista em várias disciplinas.
Disciplinas Lecionadas no Programa:
Técnicas Avançadas de Controle, Mineração de Dados e Big Data (C) (20h), Métodos Númericos, Computacionais e Inteligentes (10h), Técnicas de Sistemas Inteligentes e Automação Aplicada aos Sistemas Energéticos (5h), Internet Industrial das Coisas (5h) e Infraestrutura de Redes e Cybersegurança (5h)
|
|
|
Jamil Haddad
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1982), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1989) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é pesquisador do Instituto Gnarus. Foi professor titular da Universidade Federal de Itajubá (1983-2019). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação de energia, legislação, eficiência energética e planejamento energético. Atualmente é Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético - SBPE. Foi idealizador, construtor e coordenador do Centro de Excelência em Eficiência Energética - EXCEN da UNIFEI.
Disciplinas Lecionadas no Programa:
Tecnologias e Sistemas de Produção de Energia Elétrica (C) (15h), Energia e Sistemas Energéticos (10h), Tópicos em Economia e Direito da Energia (15h) Infraestrutura de Redes e Cybersegurança (5h)
|
|
|
Levy Ely de Lacerda de Oliveira
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1999), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2006). Atualmente é diretor de P&D - PS Soluções Ind., Com., Rep. e Consultoria Ltda. Possui experiência de oito anos no desenvolvimento de sistemas eletrônicos (hardware, firmware e software) para monitoramento de máquinas elétricas por Análise da Assinatura Elétrica. Suas áreas de interesse são: monitoramento de máquinas elétricas, máquinas elétricas, sistemas de aquisição de dados, processamento digital de sinais, eletrônica e microcontroladores.
Disciplinas Lecionadas no Programa:
Métodos Númericos, Computacionais e Inteligentes (C) (15h), Tópicos em Economia e Direito da Energia (10h), Armazenamento de Energia e Qualidade de Energia (15h), Técnicas Avançadas de Controle, Mineração de Dados e Big Data (5h)
|
|
|
Luiz Eduardo Borges da Silva
Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1982) e doutorado em Engenharia Elétrica - Ecole Polytechnique de Montreal (1988). Foi professor titular da Universidade Federal de Itajubá. De 1989 a 1993 Chefe do Departamento de Eletrônica. Desde 1996 Coordenador do Grupo de Eletrônica e Controle Industrial da UNIFEI. De 1998 a 1999 Professor visitante na Universidade do Tennessee, em Knoxville. Membro de diversas comissões governamentais e agências reguladoras, tais como: Ministério da Educação, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Membro da Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria (FUPAI) desde 1978 e Fundação de Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá (FAPEPE) desde 2005. Tem ministrado cursos e tutoriais para mais de 700 engenheiros e técnicos de mais de 100 indústrias brasileiras, ensinando eletrônica de potência, controle inteligente e clássico, DSP e manutenção preditiva pela análise da assinatura elétrica. Orientou mais de 80 teses de mestrado e doutorado e publicou mais de 200 artigos em revistas e conferências nas áreas afins. É editor/autor ou co-autor de mais de 20 capítulos de livros e mais de 30 revistas em sistemas inteligentes, eletrônica de potência, equipamentos de energia e manutenção preditiva. É pioneiros da aplicação do controle inteligente em conversores de energia. Desde meados da década de 80, contribuiu com este campo propondo algoritmos inteligentes, híbridos e adaptáveis e estruturas para controle e conversores de potência e filtros ativos de potência. É também Senior Member do IEEE.
Disciplinas Lecionadas no Programa:
Energia e Sistemas Energéticos (C) (25h), Tecnologias e Sistemas de Produção de Energia Elétrica (15h) e Técnicas Avançadas de Controle, Mineração de Dados e Big Data (5h)
|
|
|
Milton Pires Ramos
Possui graduação em Engenharia de Operação Em Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1983), especialização em Sensores pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Controle de Sistemas pela Universitè de Technologie de Compiègne (2000). Foi Engenheiro e Pesquisador do Instituto de Tecnologia do Paraná, Revisor de periódicos da Computers in Industry e do IEEE Transactions on Systems, Man and Cybernetics. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação Inteligente. Atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Sistemas Multiagentes, Agentes assistentes, Assistência, Ontologias e Representação do conhecimento.
Disciplinas Lecionadas no Programa:
Técnicas Avançadas de Controle, Mineração de Dados e Big Data (C) (30h), Metodologia Científica e Gestão de Projetos Tecnológicos (10h) e Técnicas de Smart Grids e Smart Cities (5h)
|
|
|